Pilates

Pilates
Studio Ki

Páginas

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Sorocaba ganhará uma árvore a cada veículo Zero KM vendido


Em média Sorocaba ganhará 24 mil novas árvores por ano

A partir do próximo mês de junho, o plano de arborização de Sorocaba ganha um reforço expressivo no plantio de mudas de árvores. É quando entrará em vigência, efetivamente, a lei de número 8.568, aprovada em 2008 pela Câmara Municipal, obrigando as concessionárias de veículos automotores a plantar árvores para cada veículo zero-quilômetro vendido na cidade. O prazo para início do plantio de mudas foi definido esta semana, durante reunião promovida pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema) com representantes das concessionárias, da qual participou o autor da lei, o vereador licenciado Francisco Moko Yabiku, titular da Secretaria de Esporte.
Segundo informações da Secretaria de Meio Ambiente, Jussara de Lima Carvalho, da reunião participaram representantes de trinta concessionárias, o equivalente a 90% dos estabelecimentos comerciais desse segmento no município. "Tivemos a oportunidade de esclarecer de que forma a lei será aplicada a partir de agora, lembrando que a demora na sua regulamentação se deu em função da definição de uma área onde serão plantadas as árvores", esclareceu.
Jussara disse que as empresas demonstraram total interesse em assumir a responsabilidade do plantio, como forma de compensação ambiental, "agregando valor na venda de veículos na cidade, principais emissores do dióxido de carbono, responsável pelo chamado efeito estufa". De parte das concessionárias caberá a compra e plantio das mudas, enquanto a Sema definirá a espécie e tamanho das mudas, como também cuidará da manutenção da área. "Inicialmente, as árvores serão plantadas no Parque dos Ipês, no Jardim Santa Marina, na Zona Norte, onde estamos desenvolvendo ações de arborização", explicou Jussara.
Dados da Sema demonstram que cerca de 2 mil veículos são vendidos mensalmente em Sorocaba, entre carros de passeio, caminhões, motocicletas, utilitários e outros. Ou seja, em média Sorocaba ganhará 24 mil novas árvores por ano, caso seja mantido esse número de vendas de veículos. Somente a Sema plantou 535.478 mudas de árvores entre 2009 e 2012.

Matéria da Agência Sorocaba de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia Mais