Pilates

Pilates
Studio Ki

Páginas

sábado, 24 de janeiro de 2015

Rompimento de adutora em Sorocaba

Abastecimento na cidade será prejudicado pelo menos até a segunda-feira

Segundo matéria do site Cruzeiro do Sul, o rompimento da principal adutora de captação de água em Sorocaba, num trecho no Jardim Pagliato, deverá prejudicar o abastecimento na cidade pelo menos até a segunda-feira. O incidente ocorreu às 17h30 deste sábado (24), depois que uma plataforma de concreto que servia como apoio dos canos cedeu, provocando a desconexão de uma das barras nas duas extremidades.
De acordo com Rodolfo Barboza, diretor operacional do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), a adutora danificada é a principal das três que levam água da represa de Itupararanga, em Votorantim, até a Estação de Tratamento de Água (ETA) do Cerrado. A estação é responsável por abastecer 60% de Sorocaba. O representante da autarquia não soube estimar o alcance do desabastecimento, mas faz um apelo para que a população, mais do que nunca, modere o consumo e economize.
O cenário no local, uma área verde no cruzamento da avenida Abraham Lincoln com a rua Lituânia,  é de muita água jorrando pela tubulação, que fica exposta. A primeira providência foi fechar os registros da adutora rompida a partir da serra de São Francisco, em Votorantim, e abrir algumas descargas ao longo do caminho de 14 quilômetros que a tubulação percorre até chegar à Estação de Tratamento do Cerrado, para que a água pare de jorrar e os funcionários da autarquia possam dar início às intervenções necessárias.
De acordo com o Saae, será necessário um equipamento para fazer a junção dos pontos danificados. Os trabalhos para o reparo deverão continuar até a madrugada, sem previsão para terminar.
Além desta adutora, existem ainda outras três responsáveis pela captação de água bruta para tratamento e distribuição em Sorocaba: uma de 350 mm em concreto e duas de 500 mm (uma de ferro, em operação, e outra de aço, que se encontra em processo de reforma).

Leia Mais